sábado, 19 de outubro de 2013

O Que Fazemos

Terapia Equina Relacional
    São as necessidades dos nossos clientes que definem a sua elegibilidade para iniciar o processo terapêutico e o mesmo dá resposta a necessidades no âmbito de:

 Afectividade, Comunicação, Regulação Emocional, Organização do Pensamento e Comportamento  ou  Perturbações do Humor e Ansiedade.

   Esta modalidade terapêutica insere-se na área da saúde mental e destina-se a adultos e jovens a partir dos 15 anos.

  A admissão ao serviço inicia-se com uma entrevista e avaliação inicial que serve de suporte à elaboração do Plano de Intervenção Individual (PII).

Sessões de Desenvolvimento Pessoal
   Pretendem contribuir para o desenvolvimento pessoal consciente de adultos e jovens a partir dos 15 anos. Elaboração de um Plano de Desenvolvimento Pessoal (PDP). 

> Perturbações Espectro do Autismo
   Trabalhamos as 4 áreas presentes no Comportamento Social e Afectividade:
  • Afetividade: É trabalhada em atividades que expressam afeto como tocar, beijar, dar festas, abraços, entre outras. Promove o processo de dessensibilização através do contacto com diferentes tipos de texturas, temperaturas e toques.
  • Proximidade: Trabalham-se as noções de espaço pessoal, espaço do outro e respeito pelos limites do Eu/Outro. Trabalham-se formas de aproximação/ abordagem ao Outro.
  • Atenção: Criam-se atividades ou situações-problema para os quais se pretende que a atenção da criança seja dirigida.
  • Reforço: As atividades realizadas com o cavalo estabelecem um diálogo e relação no plano não verbal e dão à criança um feedback constante da sua atitude/comportamento para com o cavalo permitindo dessa forma reforçar ou inibir certos comportamentos.
> Necessidades Educativas Especiais
A metodologia das sessões terapêuticas conjuga atividades típicas de Equitação Terapêutica,  jogos de comunicação não verbal com cavalos e jogos pedagógicos/educativos realizados no picadeiro com o cavalo.

Sem comentários:

Enviar um comentário